Skip to main content

Amazonia: Innovation and sustainability in the Amazon biome

  • Published on October 21, 2021
With science, technology and innovation, the Amazon Portfolio aims to develop, expand and encourage new models of development that focus on reducing deforestation and environmental degradation, on the sustainability of agricultural and forestry production, and on improved well-being in Amazon populations.
  • Rede de soluções

    A Amazônia contém cerca de 40% das florestas tropicais do mundo e abriga uma vasta biodiversidade, constituída de pelo menos 40 mil espécies vegetais e milhares de espécies animais. A região abriga mais de 23 milhões de pessoas, incluindo povos e comunidades tradicionais, que têm no bioma importante fonte de alimento, energia e de renda. 

    A inovação tecnológica e social são as principais vertentes para vencer o desafio de conciliar desenvolvimento econômico com inclusão social e melhoria da qualidade de vida da população e a conservação ambiental na região.

    A Embrapa atua na região por meio de uma rede integrada de nove centros de pesquisa, gerando soluções para os segmentos florestal, agropecuário e agroindustrial. E contribui para a formulação de políticas públicas na busca pela diminuição da pobreza, melhoria do bem-estar humano e redução do desmatamento e da degradação ambiental.

  •  
  • Agregar valor a produtos da biodiversidade da Amazônia (PANCs, óleos, resinas, extratos, essências, gorduras vegetais, frutas, plantas medicinais raízes e tubérculos, fibras, madeira e meliponídeos) considerando a multifuncionalidade do espaço rural nas áreas de produção familiar, de comunidades tradicionais e de povos indígenas.
  • Viabilizar a transição de sistemas agropecuários e florestais de baixas produtividade e rentabilidade e de elevado impacto ambiental para sistemas de produção intensivos e sustentáveis, considerando multifuncionalidade da produção familiar rural na Amazônia.
  • Recuperar áreas de pastagens e de agricultura em degradação e incorporar áreas desmatadas e degradadas com aptidão para produção agropecuária e florestal sustentável no bioma Amazônia.
  • Ampliar a rastreabilidade, produtividade e rentabilidade de sistemas de manejo florestal sustentáveis (madeireiro e não madeireiro) para que sejam competitivos com os sistemas agropecuários no bioma Amazônia.
  • Aumentar a escala, a qualidade, a regularidade e logística de produção das matérias primas da biodiversidade da Amazônia para o desenvolvimento de produtos, processos e serviços sustentáveis para as indústrias agroalimentares, agroquímicas, cosméticas, de fármacos, materiais cirúrgicos, pneumáticos e energias renováveis.
  • Viabilizar suporte do sistema de conhecimento e inovação agropecuário para tomada de decisão de ordenamento agroambiental nas áreas desmatadas do bioma Amazônia.
  • Viabilizar suporte do sistema de conhecimento e inovação para a tomada de decisão de ordenamento territorial nas áreas não discriminadas no bioma Amazônia.
  • Ampliar a inserção de bioativos da Amazônia como insumo para produtos convencionais e bioprodutos de indústrias da bioeconomia, com foco nos setores agroquímico, cosmético, de alimentos e medicamentos.
  • Subsidiar e articular políticas públicas para a superação de gargalos não tecnológicos que restringem o acesso e a adoção de tecnologias em sistemas sustentáveis de produção agropecuários e florestais no bioma Amazônia.

More on this

Policy
Image

The Regulations have been formulated with the main objective of curbing the use, import and production of plastic products...

Resource

The objective of ecolabels (EL) and Green or Sustainable Public Procurement (SPP) is to influence consumption patterns to...

Resource
alt

Authors: Greenview in a collaborative effort including Tourism Declares, PATA, the Sustainable Hospitality Alliance and WTTC...

You might also be Interested in