Skip to main content

Lifestyles Project 1.5º Brazil: Nossas visões de futuro

  • Published on February 14, 2022

O projeto Estilos de Vida 1.5°: Nossas Visões de Futuro foi adaptação do inglês Envisioning Future Low-Carbon Lifestyles and Transitioning Instruments project, liderado pelo Institute for Global Environmental Strategies (IGES). Realizado em cinco países, Índia, África do Sul, Tailândia, Japão e Brasil — no Brasil, por meio da parceria com o Akatu –, promoveu atividades ao longo dos últimos dois anos, visando impulsionar estilos de vida de baixo carbono em diferentes realidades para minimizar os efeitos da crise climática.

O projeto contou com pesquisas, ‘workshops’ e diversas ações com moradores dos cinco países, resultando em importantes insumos para estudos e publicações sobre estilos de vida de baixo carbono.Um destaque é a revista global contendo um resumo das principais descobertas de cada país que acaba de ser lançado.

Além disso, a iniciativa foi apresentada em um painel do ICLEI World Congress, evento que reúne lideranças comprometidas com a construção de um futuro sustentável. Outra frente do projeto foi um concurso cultural realizado em abril convidando criadores de conteúdo a apresentarem ideias sobre estilos de vida de baixo carbono em formatos multimídia e que distribuiu prêmios de até US $2 mil.

A iniciativa, que  faz parte do Programa de Estilos de Vida e Educação Sustentável da ONU e aborda o ODS 12 — Consumo e Produção Responsáveis, envolveu especialistas e moradores de diferentes perfis para mapear hábitos em cinco áreas nas quais o consumo possui maior impacto sobre a crise climática: alimentação, habitação, mobilidade, lazer e bens de consumo e serviços. 

A pesquisa foi relevante para apontar que há muitas pessoas interessadas em contribuir no combate da crise climática, mas muitas vezes elas não sabem como fazer isso.  Ou seja, existe a necessidade de divulgação de caminhos para estilos de vida de baixo carbono e incentivos a sua adoção, para conseguirmos gerar mudanças e transformar positivamente o nosso futuro.

Para entender melhor: https://akatu.org.br/projeto-estilos-de-vida-1-5o-perspectivas-para-minimizar-a-crise-climatica/

External source(s)

More on this

You might also be Interested in