Skip to main content

Infográficos - Extensão da vida útil dos produtos

  • Published on June 8, 2023

Fortalecer a implementação de estratégias de extensão da vida útil do produto como uma prática comercial formal é uma ação urgente para impulsionar padrões de produção e de consumo mais sustentáveis. Prolongar a vida útil de produtos eletrônicos e têxteis, em especial, contribui significativamente para diminuir o uso de recursos naturais e a geração de resíduos, fatores fundamentais para acelerar a transição dos negócios em direção a uma economia circular.

O PNUMA e o Instituto Akatu trabalharam juntos no desenvolvimento desses 4 infográficos que contribuem para esclarecer conceitos e definições, fornecendo exemplos concretos de políticas e de práticas de extensão da vida útil de produtos. Os infográficos abordam conceitos gerais, destacam a relevância do tema e fornecem insights sobre o papel de cada ator social — consumidores, empresas e governos — na implementação das estratégias.

 

 

Os infográficos estão focados na aplicação de práticas nos setores têxtil e de eletrônicos, por serem estratégicos e poderem contribuir muito para impulsionar e fortalecer um modelo de economia circular. Eles trazem iniciativas da vida real que implementaram estratégias de extensão da vida útil de produtos, buscando contribuir para a mudança de padrões de produção e de consumo em direção à sustentabilidade.

 Os infográficos foram desenvolvidos pelo Grupo de Trabalho 3 da rede One Planet, cujo objetivo geral é impulsionar políticas e práticas de extensão da vida útil do produto em todo o mundo, aumentando a conscientização sobre o tema e envolvendo os consumidores.

 

You might also be Interested in